Janeiro 22, 2018

Mercado Livre de Energia mantém atratividade de fontes limpas em 22 estados brasileiros

Estudo revela a atração das PCHs e das usinas eólicas, solares e de biomassa para os consumidores no Ambiente de Contratação Livre.

São Paulo, 16 de maio de 2017 – A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, acaba de lançar a nova versão do Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia. O levantamento dos primeiros cinco meses do ano revela uma queda geral de 26% na atratividade das fontes limpas no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Apesar disso, 22 estados brasileiros continuam atrativos para a migração.

O estado do Rio de Janeiro é a unidade da Federação com a maior atratividade para os consumidores eleitos para usar megawatts de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), usinas solares, eólicas e de biomassa.

O Rio de Janeiro obteve a nota “0,611”. O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade. O valor médio do índice da FDR Energia para todo o Brasil ficou em “0494” no mês de maio de 2017.

Os consumidores fluminenses têm vantagens significativas na migração para o ambiente livre”, afirma Erick Azevedo, sócio-diretor da FDR Energia. “Desde o ano passado, o Rio de Janeiro se destaca nessa competitividade”, complementa.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas 50 (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro.

Em linhas gerais, pode-se considerar que valores no índice abaixo de 0,4 como inviáveis financeiramente para migração para o ACL. Entre 0,4 e 0,6, com viabilidade moderada. Entre 0,6 e 0,8, boa viabilidade. Acima de 0,8, com alta viabilidade. “É importante destacar que essa avaliação não substitui uma específica para o cada consumidor, a qual a FDR Energia realiza sem custo por meio da disponibilização da cópia de apenas um fatura de energia”, conclui Azevedo.

Nosso Índice de Atratividade das Fontes Limpas para o Mercado Livre de Energia virou #VídeoCase. Assistam!… https://t.co/6QkxX6fdLV